Manaus, 14 de junho de 2024

Praticagem do Amazonas completa 20 anos

Em 1992, foram abertos concursos para ingresso de seis praticantes de práticos para a Praticagem da Bacia Amazônica. Porém, o número de vagas aumentou para treze, pois seria criada a Praticagem do Estado do Amazonas. Ou seja: ficaram cinco praticantes na Bacia Amazônica e os outros oito seriam os Práticos da futura zona de praticagem do Amazonas, que teria como área de atuação de Itacoatiara até Manaus e no Rio Solimões até a cidade de Letícia, pondo fim no problema de Práticos Peruanos fazendo navegação em águas brasileiras.

Hoje, esta praticagem é a ZP02 e tem três Empresas de Praticagem que congregam os Práticos da ZP02. Além do Porto de Manaus, também tem forte atuação no Rio Solimões, conduzindo os navios para o terminal da Petrobras na cidade de Coari, onde embarcam gás e petróleo produzidos nos campos de petróleo de Urucu. A Cidade de Coari está localizada a 240 milhas náuticas da cidade de Manaus e a 245 quilômetros dos poços de produção de petróleo e gás de Urucu.

As três Empresas de Praticagem da ZP02 colaboram com a Autoridade Marítima para manter a batimetria do Rio Solimões atualizada, o que permite o escoamento ininterrupto da produção da região. A Empresa mais nova da ZP02 é a Praticagem de Manaus, formada pelos experientes Práticos Carlos Tavares e Paulo Bernardes.

Fonte: O Liberal

Iniciar Chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Bem vindo a Praticagem de Manaus, em que podemos ajudar?