Manaus, 15 de junho de 2024

SOBRE A EMPRESA

História da Praticagem de Manaus

A Praticagem de Manaus nasceu a partir da união dos sonhos dos seus dois fundadores, Paulo de Tarso Rocha Bernardes e Carlos Jose Silva Tavares, precursores da praticagem e da navegação na região Ocidental da Amazônia, que decidiram unir forças e iniciarem uma nova empreitada.

Dessa forma, no dia 19 de dezembro de 2019, fundou-se a Praticagem de Manaus, uma empresa com uma nova filosofia no ramo da praticagem, sediada na cidade de Manaus (AM), que até hoje promove uma navegação segura e de qualidade, pautada no atendimento ao cliente, na eficiência e na agilidade dos serviços prestados.

O Serviço de Praticagem

A praticagem é um serviço de assessoria aos comandantes dos navios para a navegação segura em águas restritas, onde existam riscos e condições adversas que possam dificultar a livre navegação das embarcações em portos, estuários e hidrovias.

O profissional que atua nesse ramo é chamado de prático, sendo que ele pode atuar em diversos tipos de embarcações diferentes – de navios de carga a cruzeiros, por exemplo –, bem como, estar disponível ao trabalho 24 horas por dia. A função de um prático é imprescindível para a operação e navegação segura das embarcações em zonas portuárias, que podem ser de viés de comércio interior e exterior. Sendo assim, esse profissional fica encarregado de conduzir as embarcações desde o ponto do seu embarque até o destino final, executando as medidas necessárias para garantir a segurança da navegação, que podem incluir manobras de atracação e desatracação, fundeio, suspender, dentre outras que requerem um conhecimento específico.

Além de preservar as embarcações, é responsabilidade do prático preservar também as cargas dos navios, promover a segurança dos embarcados e do meio ambiente, através da prevenção de possíveis acidentes que pode resultar em feridos, perda de altos valores em equipamentos e em desastres ambientais, a depender do tipo de embarcação.

No Brasil, a praticagem segue às mesmas normas de todos os países que se utilizam desse serviço, sendo que essa atividade proporciona uma maior segurança nas operações das embarcações. Nesse contexto, a praticagem torna-se uma atividade fundamental para a segurança dos processos logísticos hidroviários em todo o Brasil e no mundo, como também, uma profissão de extrema importância para o desenvolvimento.

Organização da Praticagem

O Serviço de Praticagem é muito bem organizado e estruturado, sendo constituído pelos práticos e pelas lanchas que os transportam para dentro e para fora dos navios e para dentro e para fora das estações de praticagem, conhecidas também como Atalaias, estruturas operacionais e administrativas organizadas de formar a prover, a coordenar, a controlar e a apoiar o atendimento dos Práticos às embarcações em uma Zona de Praticagem (ZP).

As Zonas de Praticagem são áreas geográficas delimitadas por força de peculiaridades locais que dificultem a livre e segura movimentação de embarcações, exigindo a constituição e funcionamento ininterrupto de Serviço de Praticagem.

No Brasil, são 22 zonas de praticagem. Cada zona de praticagem tem o número de práticos necessário para o atendimento ininterrupto dos navios. As praticagens das principais nações marítimas organizam-se com base nas convenções internacionais, que são ratificadas por cada país. A política da Praticagem de Manaus é adequada a todas as normas e determinações legais impostas pelos órgãos responsáveis pelo Serviço de Praticagem.

Durante o período de seca dos rios do Amazonas, a nossa empresa baseia-se na utilização dos mais avançados recursos tecnológicos e profissionais qualificados para que os navios possam navegar com segurança, passando pelo uso de ferramentas de sondagens, rastreamento e batimetria.

Sendo assim, mesmo com as mudanças corriqueiras dos rios da região Norte, possuímos todos os recursos necessários para melhor atender aos nossos seus clientes, bem como, para promover a segurança completa das embarcações durante a navegação e o transporte de cargas.

Se precisar falar conosco, nos envie uma mensagem

Iniciar Chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Bem vindo a Praticagem de Manaus, em que podemos ajudar?