Manaus, 29 de fevereiro de 2024

Praticagem de SP conduz o maior navio no Porto de Santos

Foto: @drone_013 (Instagram)

O Porto de Santos recebeu, na segunda-feira (24/10), o navio CMA CGM VELA, o maior em comprimento a atracar em um terminal, com seus 347,50 metros e 45,20 metros de boca. Dois práticos da Praticagem de São Paulo conduziram a embarcação em segurança pelo canal de acesso até a atracação. A passagem despertou a curiosidade de pedestres em vários pontos da praia.

Até hoje, o maior navio recebido tinha 339,60 metros de comprimento. Desde 2016, a praticagem está preparada para a chegada das embarcações de 366 metros, já homologadas pela Autoridade Marítima.

– Foram dois anos de estudos para garantir a operação com toda a segurança, inclusive conversando com comandantes e práticos que operam navios dessas dimensões. Nossos profissionais treinaram em modelos tripulados reduzidos, nos Estados Unidos, e em simulador de manobras na Universidade de São Paulo – ressalta o presidente da Praticagem de SP, prático Bruno Tavares.

Durante o treinamento, os práticos manobraram em navios de escala reduzida, em lagos com relação de profundidade/calado iguais aos do canal de Santos.

– É tudo proporcional à vida real, porém, em escala reduzida. Você sente os efeitos hidrodinâmicos, diferentemente de um simulador virtual, que é como um videogame de última geração – explica Bruno Tavares.

Além de contar com dois práticos a bordo, as manobras de navios dessa dimensão sofrem limitações por conta de condições meteorológicas, como ventos e correntes, e exigem dragagem de manutenção regular e gerenciamento de tráfego para evitar interferência com outras embarcações.

– Não podemos esquecer nenhum detalhe de segurança. Nosso trabalho também depende do envolvimento de toda a comunidade portuária, a fim de buscar o aprimoramento e a eficiência durante a operação – destaca o presidente da Praticagem de SP.

Outro ponto importante é a chamada janela de atracação. A praticagem usa o estofo da maré para movimentar os navios maiores com mais segurança. Todo o trabalho dos práticos é apoiado pelo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) instalado na sede, com sistema de monitoramento de tráfego por AIS; equipamentos de sensoriamento remoto de correntes, vento, altura de maré, altura e período de ondas; visibilímetros; serviço de batimetria; e calculadora de calado dinâmico ReDRAFT.

Com informações da Praticagem de São Paulo

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